terça-feira, 12 de julho de 2011

Damas de Honor

A tradição já é antiga, as origens quase esquecidas.

Os Pajens ou Cavaleiros ou Padrinhos (amigos do noivo) ajudavam o noivo a proteger a noiva de outros homens e/ou raptores enquanto que as Damas de Honor, por estarem todas vestidas de semelhante, confundiam os espíritos malignos desviando a atenção da noiva.  

Tradicionalmente em Portugal este lugar é apenas concedido a uma pessoa, a madrinha de casamento (e muitas vezes a mesma madrinha de baptismo, para não ficar mal). Mas mais recentemente começou a voltar a tendência já secular com origens Anglo-Saxónicas das Damas de Honor, que geralmente são as melhores amigas (tradicionalmente solteiras) da noiva e juntam-se à madrinha para apoiar a noiva.

O papel fundamental das Damas de Honor prende-se em organizar a Despedida de Solteira, mas também muitas vezes estão presentes na escolha e provas do vestido, atenuam as dúvidas e nervosismo próprios da altura, e ajudam a que tudo corra bem e naturalmente, e claro, dar ideias para que tudo seja originalmente único.


Geralmente o número de Damas de Honor prende-se com a dimensão do próprio casamento. Se o casamento for grande, um grande número de Damas não tem problema, mas se o casamento é pequeno e mais familiar, ter por exemplo 10 Damas de Honor é desproporcional. Quase que tem todos os convidados no altar!  

Outro probleminha, além do número de Damas é quem serão as Damas de Honor. É muito provável que exista sempre alguma amiga que fica magoada por não fazer parte do grupo. Uma ideia é escolher preferencialmente as amigas mais antigas. Mas este é um terreno um tanto ou quanto minado...

A parte gira da "coisa" são os vestidos! A noiva deve escolher o modelo e a cor, mas tem de se ter cuidado... umas gostam dos vestidos mais assim, outras mais da outra forma... depois há as mais altas, ou as mais baixas e gordinhas... Escolher um modelo que favoreça todas as Damas pode não ser tarefa fácil. Outro cuidado a ter em consideração é o preço dos vestidos e/ou acessórios... Não convinha nada "obrigá-las" a gastar um ribeiro de dinheiro só para o seu casamento... e a reutilização do vestido deve ser uma regra. Não é simpático escolher um modelo (caro) para usar apenas uma vez...


Não é obrigatório, mas deve-se ter em conta que fica mais equilibrado/elegante se o número de Pajens for idêntico ao das Damas de Honor.

Sem comentários:

Enviar um comentário