Ao visitar um blog mais que habitual, o Hoje Vou Casar Assim, deparei-me sobre um post dedicado aos Planeadores de Casamentos. Um texto muito bem escrito e um blog bastante útil para as noivas, convidados e fornecedores.
Assim, aqui fica mais uma opinião sobre os meus serviços e o que vos posso proporcionar...
"Um planeador de casamento tem que ser alguém que mereça total confiança dos noivos em termos de seriedade, de competência e até de preferências por exemplo a nível estético. Acima de tudo, será o braço direito e alguém com quem o casal poderá contar a qualquer hora.
A partir de sites em que os planeadores revelem um pouco de si, dos seus gostos e do seu trabalho, colocando exemplos de trabalhos efectuados, os noivos poderão fazer uma selecção e marcar algumas entrevistas. A partir daí, a escolha ficará facilitada.
As diferentes etapas e as diferentes funções do planeador poderão consistir no seguinte:
- ajuda com o pedido de casamento e com a escolha do anel [embora esta função pressuponha que o planeador seja escolhido pelo noivo]
- reunião com os noivos para se inteirar de todos os pormenores: data preferida, flexibilidade na data e noutros detalhes, hora, tipo de casamento, exigências principais, prioridades, preferências a nível estético, orçamento, …
- ajuda na elaboração da lista de convidados (estabelecimento de critérios, criação de ficheiros, …) ou, simplesmente, conhecimento do número total - esta parte vai ser essencial para tratar de tudo o resto
- apresentação de um plano com os diferentes assuntos a tratar (com base nos critérios e nas características do casal e também de acordo com o orçamento) e a respectiva ordem
- deslocação à igreja pretendida ou a diferentes igrejas para colocar questões relacionadas com o casamento e para marcar a data
- esclarecimento de questões burocráticas relacionadas com a igreja e/ou com o Registo Civil
- acompanhamento na resolução dessas questões
- procura de locais para a recepção, envio de emails, pedido de orçamentos, deslocação aos locais para verificar condições básicas - tudo isto pode conduzir a uma pré-selecção, que é apresentada aos noivos
- acompanhamento na visita aos locais, ou mesmo escolha do local sem os noivos estarem presentes, consoante a opção do casal
- ajuda na escolha de um tema ou de um conjunto de cores-base para a decoração e para os diferentes detalhes do casamento
- pré-selecção de músicos, cantores, DJs, fotógrafos e outros profissionais que estarão envolvidos no casamento [como profissionais, poderão ter acordos com diferentes empresas de modo a conseguirem melhores preços]
- acompanhamento em relação aos contratos com os fornecedores
- apresentação de sugestões de convites e de empresas que os possam elaborar; ajuda relativamente ao texto
- ajuda na resolução de questões familiares ou problemas relacionados com os convidados em geral
- selecção de lojas e acompanhamento na procura do vestido de noiva e dos acessórios
- acompanhamento na escolha do fato do noivo e ajuda para que o vestido e o fato não destoem
- acompanhamento na escolha das roupas dos pais, dos padrinhos e dos meninos das alianças, se for essa a vontade
- escolha de floristas e apresentação de sugestões de bouquets
- organização de tudo o que tenha a ver com a decoração do local da cerimónia, do local da recepção e, possivelmente, das casas dos noivos
- ajuda no planeamento da cerimónia, na distribuição das diferentes funções, na escolha dos textos e na elaboração de missais no caso de ser um casamento religioso
- cooperação com familiares e amigos próximos na organização de surpresas
- acompanhamento nas provas do penteado e da maquilhagem
- acompanhamento na escolha das ementas e dicas relativamente à melhor combinação de alimentos e às respectivas quantidades
- ajuda na escolha das alianças
- ajuda na distribuição dos convidados pelas mesas e na elaboração de um placard (ou algo semelhante) e de marcadores de mesa
- preparação de kits de emergência
- ajuda com detalhes como livros de honra, lembranças, pormenores personalizados, …
- acompanhamento numa possível sessão fotográfica anterior ao casamento e ajuda na escolha de cenários, de roupa, de acessórios, …
- organização das despedidas de solteiros
- acompanhamento na preparação da primeira dança
- ajuda na escolha e no planeamento da lua-de-mel
Na semana anterior:
- confirmação das presenças
- verificação de que todos os fornecedores estão a cumprir o que foi planeado, contactando pessoalmente ou por telefone
- marcação de sessões de relaxamento
- resolução de questões de última hora
- acompanhamento nas últimas provas
- colocação das mesas nas posições certas e posicionamento correcto do placard e dos marcadores
- disponibilidade total para acompanhar os noivos sempre que for necessário
No dia:
- deslocação aos diferentes locais várias horas antes da festa para verificar que tudo está em ordem e que a decoração está de acordo com o que foi planeado
- levantamento do bouquet
- ajuda com a preparação da recepção em casa dos noivos
- acompanhamento da noiva ao cabeleireiro
- ajuda com o vestido e com as fotografias
- recepção dos convidados na igreja
- organização da entrada dos pais, dos padrinhos, dos meninos das alianças e dos noivos
- verificação de todos os detalhes associados à noiva e à sua entrada na igreja
- coordenação das entradas com as músicas
- ajuda nos diferentes momentos da cerimónia, de forma discreta
- organização da recepção aos noivos à saída da cerimónia
- acompanhamento da noiva em todos os momentos, e ajuda relativamente ao vestido, ao véu, à maquilhagem, …
- distribuição de mapas pelos convidados
- organização dos carros para a deslocação até ao local da recepção
- contacto com o catering de forma a preparar os funcionários para a chegada dos convidados
- verificação de que tudo está em ordem: mesas, aperitivos, bebidas, decoração, música, …
- organização dos convidados no momento das fotografias com os noivos
- verificação de que pelo menos as pessoas mais próximas dos noivos são fotografadas e filmadas (o planeador pode ter uma lista fornecida pelos noivos)
- acompanhamento dos convidados no momento de entrada no salão da festa
- organização da entrada dos noivos
- verificação de que o serviço de catering está a decorrer de acordo com o combinado
- orientação relativamente a convidados a quem devam ser servidas ementas diferentes
- organização dos diferentes momentos da festa, sempre com alguma flexibilidade
- esclarecimento de dúvidas dos convidados ou mesmo resolução de problemas
- atenção especial às necessidades das pessoas mais velhas e das crianças
- verificação de que no final tudo fica guardado e orientado, de modo a que os noivos possam ir para a noite de núpcias descansados"
Assim, aqui fica mais uma opinião sobre os meus serviços e o que vos posso proporcionar...
"Um planeador de casamento tem que ser alguém que mereça total confiança dos noivos em termos de seriedade, de competência e até de preferências por exemplo a nível estético. Acima de tudo, será o braço direito e alguém com quem o casal poderá contar a qualquer hora.
A partir de sites em que os planeadores revelem um pouco de si, dos seus gostos e do seu trabalho, colocando exemplos de trabalhos efectuados, os noivos poderão fazer uma selecção e marcar algumas entrevistas. A partir daí, a escolha ficará facilitada.
As diferentes etapas e as diferentes funções do planeador poderão consistir no seguinte:
- ajuda com o pedido de casamento e com a escolha do anel [embora esta função pressuponha que o planeador seja escolhido pelo noivo]
- reunião com os noivos para se inteirar de todos os pormenores: data preferida, flexibilidade na data e noutros detalhes, hora, tipo de casamento, exigências principais, prioridades, preferências a nível estético, orçamento, …
- ajuda na elaboração da lista de convidados (estabelecimento de critérios, criação de ficheiros, …) ou, simplesmente, conhecimento do número total - esta parte vai ser essencial para tratar de tudo o resto
- apresentação de um plano com os diferentes assuntos a tratar (com base nos critérios e nas características do casal e também de acordo com o orçamento) e a respectiva ordem
- deslocação à igreja pretendida ou a diferentes igrejas para colocar questões relacionadas com o casamento e para marcar a data
- esclarecimento de questões burocráticas relacionadas com a igreja e/ou com o Registo Civil
- acompanhamento na resolução dessas questões
- procura de locais para a recepção, envio de emails, pedido de orçamentos, deslocação aos locais para verificar condições básicas - tudo isto pode conduzir a uma pré-selecção, que é apresentada aos noivos
- acompanhamento na visita aos locais, ou mesmo escolha do local sem os noivos estarem presentes, consoante a opção do casal
- ajuda na escolha de um tema ou de um conjunto de cores-base para a decoração e para os diferentes detalhes do casamento
- pré-selecção de músicos, cantores, DJs, fotógrafos e outros profissionais que estarão envolvidos no casamento [como profissionais, poderão ter acordos com diferentes empresas de modo a conseguirem melhores preços]
- acompanhamento em relação aos contratos com os fornecedores
- apresentação de sugestões de convites e de empresas que os possam elaborar; ajuda relativamente ao texto
- ajuda na resolução de questões familiares ou problemas relacionados com os convidados em geral
- selecção de lojas e acompanhamento na procura do vestido de noiva e dos acessórios
- acompanhamento na escolha do fato do noivo e ajuda para que o vestido e o fato não destoem
- acompanhamento na escolha das roupas dos pais, dos padrinhos e dos meninos das alianças, se for essa a vontade
- escolha de floristas e apresentação de sugestões de bouquets
- organização de tudo o que tenha a ver com a decoração do local da cerimónia, do local da recepção e, possivelmente, das casas dos noivos
- ajuda no planeamento da cerimónia, na distribuição das diferentes funções, na escolha dos textos e na elaboração de missais no caso de ser um casamento religioso
- cooperação com familiares e amigos próximos na organização de surpresas
- acompanhamento nas provas do penteado e da maquilhagem
- acompanhamento na escolha das ementas e dicas relativamente à melhor combinação de alimentos e às respectivas quantidades
- ajuda na escolha das alianças
- ajuda na distribuição dos convidados pelas mesas e na elaboração de um placard (ou algo semelhante) e de marcadores de mesa
- preparação de kits de emergência
- ajuda com detalhes como livros de honra, lembranças, pormenores personalizados, …
- acompanhamento numa possível sessão fotográfica anterior ao casamento e ajuda na escolha de cenários, de roupa, de acessórios, …
- organização das despedidas de solteiros
- acompanhamento na preparação da primeira dança
- ajuda na escolha e no planeamento da lua-de-mel
Na semana anterior:
- confirmação das presenças
- verificação de que todos os fornecedores estão a cumprir o que foi planeado, contactando pessoalmente ou por telefone
- marcação de sessões de relaxamento
- resolução de questões de última hora
- acompanhamento nas últimas provas
- colocação das mesas nas posições certas e posicionamento correcto do placard e dos marcadores
- disponibilidade total para acompanhar os noivos sempre que for necessário
No dia:
- deslocação aos diferentes locais várias horas antes da festa para verificar que tudo está em ordem e que a decoração está de acordo com o que foi planeado
- levantamento do bouquet
- ajuda com a preparação da recepção em casa dos noivos
- acompanhamento da noiva ao cabeleireiro
- ajuda com o vestido e com as fotografias
- recepção dos convidados na igreja
- organização da entrada dos pais, dos padrinhos, dos meninos das alianças e dos noivos
- verificação de todos os detalhes associados à noiva e à sua entrada na igreja
- coordenação das entradas com as músicas
- ajuda nos diferentes momentos da cerimónia, de forma discreta
- organização da recepção aos noivos à saída da cerimónia
- acompanhamento da noiva em todos os momentos, e ajuda relativamente ao vestido, ao véu, à maquilhagem, …
- distribuição de mapas pelos convidados
- organização dos carros para a deslocação até ao local da recepção
- contacto com o catering de forma a preparar os funcionários para a chegada dos convidados
- verificação de que tudo está em ordem: mesas, aperitivos, bebidas, decoração, música, …
- organização dos convidados no momento das fotografias com os noivos
- verificação de que pelo menos as pessoas mais próximas dos noivos são fotografadas e filmadas (o planeador pode ter uma lista fornecida pelos noivos)
- acompanhamento dos convidados no momento de entrada no salão da festa
- organização da entrada dos noivos
- verificação de que o serviço de catering está a decorrer de acordo com o combinado
- orientação relativamente a convidados a quem devam ser servidas ementas diferentes
- organização dos diferentes momentos da festa, sempre com alguma flexibilidade
- esclarecimento de dúvidas dos convidados ou mesmo resolução de problemas
- atenção especial às necessidades das pessoas mais velhas e das crianças
- verificação de que no final tudo fica guardado e orientado, de modo a que os noivos possam ir para a noite de núpcias descansados"
Sem comentários:
Enviar um comentário