sexta-feira, 8 de julho de 2011

"Ter ou não ter um planeador de casamento (wedding planner)"

Ao visitar um blog mais que habitual, o  Hoje Vou Casar Assim, deparei-me sobre um post dedicado aos Planeadores de Casamentos. Um texto muito bem escrito e um blog bastante útil para as noivas, convidados e fornecedores.

Assim, aqui fica mais uma opinião sobre os meus serviços e o que vos posso proporcionar...

"Um planeador de casamento tem que ser alguém que mereça total confiança dos noivos em termos de seriedade, de competência e até de preferências por exemplo a nível estético. Acima de tudo, será o braço direito e alguém com quem o casal poderá contar a qualquer hora.

A partir de sites em que os planeadores revelem um pouco de si, dos seus gostos e do seu trabalho, colocando exemplos de trabalhos efectuados, os noivos poderão fazer uma selecção e marcar algumas entrevistas. A partir daí, a escolha ficará facilitada.

As diferentes etapas e as diferentes funções do planeador poderão consistir no seguinte:

- ajuda com o pedido de casamento e com a escolha do anel [embora esta função pressuponha que o planeador seja escolhido pelo noivo]

- reunião com os noivos para se inteirar de todos os pormenores: data preferida, flexibilidade na data e noutros detalhes, hora, tipo de casamento, exigências principais, prioridades, preferências a nível estético, orçamento, …

- ajuda na elaboração da lista de convidados (estabelecimento de critérios, criação de ficheiros, …) ou, simplesmente, conhecimento do número total - esta parte vai ser essencial para tratar de tudo o resto

- apresentação de um plano com os diferentes assuntos a tratar (com base nos critérios e nas características do casal e também de acordo com o orçamento) e a respectiva ordem

- deslocação à igreja pretendida ou a diferentes igrejas para colocar questões relacionadas com o casamento e para marcar a data

- esclarecimento de questões burocráticas relacionadas com a igreja e/ou com o Registo Civil

- acompanhamento na resolução dessas questões

- procura de locais para a recepção, envio de emails, pedido de orçamentos, deslocação aos locais para verificar condições básicas - tudo isto pode conduzir a uma pré-selecção, que é apresentada aos noivos

- acompanhamento na visita aos locais, ou mesmo escolha do local sem os noivos estarem presentes, consoante a opção do casal

- ajuda na escolha de um tema ou de um conjunto de cores-base para a decoração e para os diferentes detalhes do casamento

- pré-selecção de músicos, cantores, DJs, fotógrafos e outros profissionais que estarão envolvidos no casamento [como profissionais, poderão ter acordos com diferentes empresas de modo a conseguirem melhores preços]

- acompanhamento em relação aos contratos com os fornecedores

- apresentação de sugestões de convites e de empresas que os possam elaborar; ajuda relativamente ao texto

- ajuda na resolução de questões familiares ou problemas relacionados com os convidados em geral

- selecção de lojas e acompanhamento na procura do vestido de noiva e dos acessórios

- acompanhamento na escolha do fato do noivo e ajuda para que o vestido e o fato não destoem

- acompanhamento na escolha das roupas dos pais, dos padrinhos e dos meninos das alianças, se for essa a vontade

- escolha de floristas e apresentação de sugestões de bouquets

- organização de tudo o que tenha a ver com a decoração do local da cerimónia, do local da recepção e, possivelmente, das casas dos noivos

- ajuda no planeamento da cerimónia, na distribuição das diferentes funções, na escolha dos textos e na elaboração de missais no caso de ser um casamento religioso

- cooperação com familiares e amigos próximos na organização de surpresas

- acompanhamento nas provas do penteado e da maquilhagem

- acompanhamento na escolha das ementas e dicas relativamente à melhor combinação de alimentos e às respectivas quantidades

- ajuda na escolha das alianças

- ajuda na distribuição dos convidados pelas mesas e na elaboração de um placard (ou algo semelhante) e de marcadores de mesa

- preparação de kits de emergência

- ajuda com detalhes como livros de honra, lembranças, pormenores personalizados, …

- acompanhamento numa possível sessão fotográfica anterior ao casamento e ajuda na escolha de cenários, de roupa, de acessórios, …

- organização das despedidas de solteiros

- acompanhamento na preparação da primeira dança

- ajuda na escolha e no planeamento da lua-de-mel

Na semana anterior:
- confirmação das presenças


- verificação de que todos os fornecedores estão a cumprir o que foi planeado, contactando pessoalmente ou por telefone
- marcação de sessões de relaxamento

- resolução de questões de última hora

- acompanhamento nas últimas provas

- colocação das mesas nas posições certas e posicionamento correcto do placard e dos marcadores

- disponibilidade total para acompanhar os noivos sempre que for necessário

No dia:
- deslocação aos diferentes locais várias horas antes da festa para verificar que tudo está em ordem e que a decoração está de acordo com o que foi planeado

- levantamento do bouquet

- ajuda com a preparação da recepção em casa dos noivos

- acompanhamento da noiva ao cabeleireiro

- ajuda com o vestido e com as fotografias

- recepção dos convidados na igreja

- organização da entrada dos pais, dos padrinhos, dos meninos das alianças e dos noivos

- verificação de todos os detalhes associados à noiva e à sua entrada na igreja

- coordenação das entradas com as músicas

- ajuda nos diferentes momentos da cerimónia, de forma discreta

- organização da recepção aos noivos à saída da cerimónia

- acompanhamento da noiva em todos os momentos, e ajuda relativamente ao vestido, ao véu, à maquilhagem, …

- distribuição de mapas pelos convidados

- organização dos carros para a deslocação até ao local da recepção

- contacto com o catering de forma a preparar os funcionários para a chegada dos convidados

- verificação de que tudo está em ordem: mesas, aperitivos, bebidas, decoração, música, …

- organização dos convidados no momento das fotografias com os noivos

- verificação de que pelo menos as pessoas mais próximas dos noivos são fotografadas e filmadas (o planeador pode ter uma lista fornecida pelos noivos)

- acompanhamento dos convidados no momento de entrada no salão da festa

- organização da entrada dos noivos

- verificação de que o serviço de catering está a decorrer de acordo com o combinado

- orientação relativamente a convidados a quem devam ser servidas ementas diferentes

- organização dos diferentes momentos da festa, sempre com alguma flexibilidade

- esclarecimento de dúvidas dos convidados ou mesmo resolução de problemas

- atenção especial às necessidades das pessoas mais velhas e das crianças

- verificação de que no final tudo fica guardado e orientado, de modo a que os noivos possam ir para a noite de núpcias descansados"

Sem comentários:

Enviar um comentário